Os Benefícios das Provações

           
        Fardos... Espinhos... Provações... Quanto doem! Mas como são necessários! Deus não daria provações sem um bom propósito! E os propósitos são vários: quebrar o nosso orgulho... fortalecer a nossa fé... fazer-nos mais perseverantes, mais dependentes Dele... lapidar o nosso caráter...

            Às vezes, o telhado danificado de uma casa precisa ser substituído. Outras vezes, alguma parede também. Mas há momentos em que até os alicerces necessitam de mudanças. Então Deus usa as tempestades das provações, de acordo com o tamanho do conserto que precisa ser feito, para destruir as áreas ruins da nossa estrutura. Depois, como um artífice amoroso e gracioso, Ele reconstrói, tijolo por tijolo, o nosso coração.



            Porém esse período entre a destruição e o término da reconstrução é um tempo perigoso! As nossas fraquezas vêm à tona; a nossa impaciência se agiganta. As imprudências batem à porta; as tentações chamam da janela; as dores já estão no sofá da sala.

        O primeiro passo nessa hora é orarmos sem esmorecer! Quem ama a Deus não deve andar com as suas próprias pernas – mas de joelhos. A oração fecha os nossos olhos para as circunstâncias do nosso redor e conecta o nosso coração ao Senhor.

         O segundo passo é sabermos escolher quem devemos escutar. Muitos conselheiros, de boa vontade, virão - alguns até vestidos de espiritualidade. Mas tenhamos cuidado e discernimento! Deus não aceitou os conselhos aparentemente bons dos amigos de Jó. Para não errarmos, apliquemos os ouvidos à Palavra de Deus. Ela tem os conselhos mais sábios.

“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.”     (Salmo 139.105)

   O terceiro passo se chama paciência. Paciência é mantermos em Paz a nossa Consciência. É confiarmos na Onisciência do Pai. Ele está conosco e sabe o que é melhor para nósEle nos promete que o choro pode durar um tempo (uma noite), mas a alegria vem pela manhã.




         Por isso, as provações são oportunidades! Não somente nos aproximam muito mais de Deus, como nos dão a chance de transmitirmos a glória e o amor Dele a outros que sofrem também. Não apenas nos ensinam, como nos amadurecem!

          Tenhamos alegria e esperança nas provações! Esperança não é uma fagulha de chance nas oportunidades que surgem. A verdadeira esperança é a espera confiante de que, dentro da vontade de Deus, aquela provação, ao final, nos fará muito bem!!


Esperei confiantemente no Senhor
‘Té que, um dia, Ele Se inclinou pra mim!
Escutou com paciência o meu clamor
Estendeu a Sua mão de amor sem fim!

E tirou-me dum covil de perdição...
Resgatou-me dum profundo lamaçal...
Pôs meus passos numa nova direção...
Nos meus lábios um louvor celestial!

 Um hino de amor...
Um cântico ao Senhor...

Muitos e muitos verão!
Tantos a Deus temerão!
Bem-aventurado sempre é
Quem põe no SENHOR a sua fé!



                                       Pablo Bernardes
                                                    (13/07/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário